De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira, sendo mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos de idade.

Apesar do número, sabe-se que muitas mulheres não são diagnosticadas devidamente. Isso porque a grande variação entre os sintomas, aliada à falta de informação, dificulta o direcionamento dos exames e a constatação da doença.

Uma vez realizado o diagnostico, contudo, é fundamental o acompanhamento com um profissional da saúde especializado na área. Pensando nisso, elencamos abaixo dois direitos fundamentais da mulher diagnosticada com endometriose perante às operadoras de plano de saúde:

1) Tratamento: o plano de saúde não poderá limitar ou restringir o acesso da paciente aos meios de tratamento adequados e, caso não haja profissionais especializados dentro da rede credenciada, a mulher terá o direito de buscar por um especialista particular e ter o seu dinheiro reembolsado pelo plano.

2) Cirurgia: o plano de saúde é obrigado realizar a cobertura da cirurgia de endometriose profunda.

Teve algum problema na hora de solicitar o seu tratamento junto à operadora de plano de saúde? Fale com um advogado especialista em saúde! Entre em contato conosco.